Warren Buffett Berkshire Hathaway carteira - Nubank (NU) v Itaú Unibanco (ITUB4) Análise de Estoque

De acordo com WhaleWisdom, Warren Buffett's Berkshire Hathaway possui cerca de $1b em Nu Holdings ou cerca de 2,5% da empresa.

O limite de mercado da Nu Holdings é semelhante ao do Itaú Unibanco, um dos maiores bancos do Brasil. Os activos e receitas do Itaú Unibanco são ~25x os da Nu Holdings. Os dois têm uma rentabilidade semelhante em termos de Receitas por Activo Total. Portanto, o mercado parece estar a fixar preços em crescimento significativo para a Nu Holdings jogando com a recuperação através da tecnologia.

Nu Holdings aumentou os seus activos em 47% em 2021, enquanto que o Itaú Unibanco é um banco de investimento plano. O crescimento do PIB do Brasil abrandou na última década, implicando poucos ventos traseiros económicos para apoiar o crescimento de ambos. A Nu Holdings está a crescer principalmente através da penetração nos não-bancários.

Assumindo que Nu Holdings continua a crescer a 47% enquanto o Itaú Unibanco permanece plano, Nu Holdings terá mais activos do que o Itaú Unibanco dentro de 9 anos ou praticamente no final desta década.

Será isto uma suposição justa? O memorando abaixo explora em mais detalhes.


As receitas da Nu Holdings podem simplesmente ser derivadas de 1) número de clientes multiplicado por 2) receitas por cliente.

Estes números estão disponíveis a partir do seu prospecto,

Durante os três meses que terminaram a 30 de Setembro de 2021, a nossa ARPAC mensal foi de aproximadamente 4,9 dólares...
...Em 30 de Setembro de 2021, tínhamos 48,1 milhões de clientes...
...Destes 48,1 milhões de clientes, aproximadamente 73% eram clientes activos mensais a 30 de Setembro de 2021.

ARPAC significa Receita Mensal por Cliente Activo.

Estes números implicam que a Nu Holdings tem actualmente ~$2b em receitas.

Depois, fazemos outras suposições e cálculos com base no que se segue, a partir do seu prospecto,

Para clientes que estavam activos nos nossos produtos principais, que incluem o nosso cartão de crédito, NuAccount e empréstimos pessoais, tínhamos ARPACs mensais na gama de 23 a mais de 34 dólares para o mês de Setembro de 2021. Estimamos que a receita média mensal por cliente a retalho activo para os bancos estabelecidos no Brasil foi aproximadamente 10x superior à nossa nos primeiros seis meses de 2021. Este cálculo pressupõe uma base média estimada de clientes activos para certas instituições financeiras incumbentes que não reportam esta métrica.  Estimamos o número de clientes activos em cada instituição financeira incumbente utilizando o rácio mediano de clientes activos/total de clientes de Nu e um banco incumbente, que foi de 63% para os seis meses terminados a 30 de Junho de 2021.  Com base nesta estimativa, os operadores históricos tinham um ARPAC mensal médio de 38 USD para os seis meses terminados a 30 de Junho de 2021.

Estimamos que no Brasil, o nosso custo para servir e as despesas gerais e administrativas por cliente activo é aproximadamente 85% mais baixo do que os dos clientes habituais, com base nas suas demonstrações financeiras disponíveis ao público. Com base nesta estimativa, para os primeiros seis meses terminados a 30 de Junho de 2021, os operadores estabelecidos tinham um custo médio mensal para servir e despesas gerais e administrativas por cliente activo de aproximadamente US$15,7.

Validámos isto calculando as despesas e receitas por cliente activo tanto para Nu Holdings como para o Itaú abaixo.

Nu Holdings mencionado,

...podemos não atingir estes níveis porque a maioria dos nossos produtos não tem taxas,

Assim, fazemos uma projecção da ARPAC da Nu Holdings, partindo do princípio de que atingirá o nível da ARPAC do titular.

De acordo com Nu Holdings,

Nos três meses que terminaram a 30 de Setembro de 2021, adicionámos uma média de mais de 2 milhões de novos clientes líquidos por mês no Brasil, México e Colômbia juntos.

Assumindo que Nu Holdings continue a fazê-lo durante os próximos 60 meses, o número de clientes activos atingirá ~155m.

Multiplicando a ARPAC pelo número de clientes activos, obtém-se $36b ou ~18x da receita actual de ~$2b. Isto compara com o factor ~25x comparando as receitas correntes do Itaú e Nu Holdings.

Contudo, serão as suposições sobre Nu Holdings realistas?

De acordo com a Nu Holdings,

No Brasil, 30,0% dos 169 milhões de pessoas com 15 ou mais anos de idade não tinham conta bancária a partir de 2017, de acordo com o Banco Mundial. Na Colômbia e no México, a população não bancária em 2017 era de 55,1% e 64,6% dos 40 milhões e 96 milhões de pessoas com 15 ou mais anos de idade, respectivamente, de acordo com o Banco Mundial.  Em conjunto, estes três países representam 134 milhões de adultos não bancados, de acordo com o Banco Mundial.

Recorde-se que a nossa projecção acima já assume que o número de clientes activos atingirá ~155m, ou mais do que os adultos não-bancários no Brasil, Colômbia e México juntos.

Para que a Nu Holdings tenha receitas semelhantes às do Itaú, poderá ter de operar para além dos seus mercados actuais.

o que faz parte da visão da Nu Holdings,

...o mercado de serviços financeiros na América Latina, cujo valor de mercado estimamos atingir aproximadamente 1 trilião de dólares em 2021.  Esta oportunidade inclui aproximadamente 650 milhões de pessoas na América Latina, de acordo com o Banco Mundial, muitas das quais acreditamos estarem subbancárias e profundamente insatisfeitas com o seu legado de relações bancárias, ou completamente desbancárias.

Finalmente, note-se que o Itaú tem negócios institucionais (>60% da receita total) enquanto que a Nu Holdings é apenas retalhista.